As dúvidas mais frequentes sobre consórcios.

Muitos consumidores optam por entrar em um consórcio para comprar o apartamento dos sonhos, um carro ou, até mesmo, eletrodomésticos. Mas como em qualquer tipo de investimento, são necessários cuidados na decisão. Confira as respostas para as principais dúvidas sobre consórcio e evite surpresas desagradáveis.

O que é um consórcio?
O consórcio nasce de uma união de pessoas físicas ou jurídicas que, com a ajuda de uma administradora de consórcio, abrem uma poupança em comum para a compra de bem, conjunto de bens ou serviço turístico por meio de autofinanciamento.

A cada mês os consorciados pagam uma mensalidade que, somada ao dos outros participantes, possibilita a compra de um bem. O consorciado pode ser sorteado para receber o bem ou dar lances durante a assembléia, que é a reunião mensal do grupo.

As administradoras de consórcio, que fazem a organização e administração desses grupos, devem, obrigatoriamente, ser registradas junto ao Banco Central, que fiscaliza e cria as normas para essa atividade no Brasil.

Será que essa é a melhor opção para mim?
A maior vantagem do consórcio é que os juros praticados são bem menores que os de um financiamento. Porém, não há como ter certeza de quando você vai ser contemplado.

“O consórcio é um investimento de longo prazo, pois enquanto você não tiver dinheiro suficiente para dar um lance ou não for sorteado, as mensalidades farão parte de seu orçamento. Logo, antes de optar por fazer um consórcio, planeje bem as suas contas”, aconselha Maíra Feltrim, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Como escolher uma administradora?
O Banco Central oferece ferramentas que ajudam na escolha de uma administradora. Também há campo de busca para consultar a situação dessas empresas, ou seja, se elas estão realmente autorizadas pelo BC para formar grupos, se os consorciados estão recebendo os bens e de quanto é a taxa de inadimplência.

É interessante consultar o Procon de sua região para saber se existem reclamações contra a administradora. “Pedir indicações de amigos que fizeram consórcio também é uma boa forma de se informar”, sugere Maíra Feltrim.

Fonte: site poupaclique.ig.com.br

Esta e outras dicas você encontra no site Nome Limpo. Clique aqui.

Artigos Relacionados

Se você gostou deste post, escreva um comentário e/ou cadastre-se em nosso feed.

5 Respostas para “As dúvidas mais frequentes sobre consórcios.”

  1. Plano Consórcio diz:

    agosto 4th, 2010 em 17:05

    Perguntas e respostas a respeito do Consórcio Porto Seguro podem ser obtidas em http://www.planoconsorcio.com.br/portoseguro/perguntas.html

  2. Consórcio de Imóveis diz:

    agosto 16th, 2010 em 16:16

    Vantagens e Como funciona o Consórcio de Imóveis em http://www.consorciodeimoveis.com.br o no http://www.twitter.com/dicasconsorcio

  3. ALEX ALVES DOS SANTOS diz:

    setembro 5th, 2010 em 21:12

    Estou pagando a 1 ano e fiquei 3 meses sem pagar o consórcio e recebi a carta dizendo que fui excluído. Existe alguma maneira de reativar e voltar a participar do mesmo consórcio?

  4. antonio pinheiro de souza diz:

    fevereiro 20th, 2012 em 10:50

    quero paga miha conta

  5. Paulo Roberto diz:

    junho 29th, 2012 em 20:56

    parei de pagar meu consorcio terei meu nome incluido no spc e sersa poderei ficar com o nome sujo se parar de pagar ou ficarei tranquilo para fazer dividas rsssssssss

Deixe uma resposta